ArqHunter - Como refrescar sua casa ou escritório no verão?

Como refrescar sua casa ou escritório no verão

O verão está quase aí, e junto com ele vem a preocupação em amenizar a intensidade do calor. Para ajudar a passar por essa estação, ventilador e ar-condicionado são boas opções. Mas existem mais alguns truques que podem te ajudar. Ao construir ou reformar uma casa, por exemplo, existem algumas estratégias para refrescar casas localizadas em regiões quentes. Confira algumas dicas para tornar sua casa mais fresquinha nesse verão.

Telhado

Quanto mais claro o telhado for, mais fresca será a casa. Isso porque telhados brancos refletem 90% da luz solar e podem ainda podem reduzir o uso de energia no verão. Telhas do tipo sanduíche são uma boa pedida pois, além de econômicas, são práticas de instalar.

Revestimentos frios

Os revestimentos tem um papel fundamental em tornar a casa mais fresca. Portanto, para reduzir as temperaturas dentro de casa, o ideal é optar por revestimentos frios ou atérmicos. Entre eles: porcelanatos e pedras. No caso dos revestimentos atérmicos, os cimentícios são uma boa opção.

Ventilação cruzada

Essa é a opção mais indicada para casas em regiões mais quentes. A técnica consiste em distribuir as janelas em paredes opostas ou perpendiculares. Assim o ar que entra pelas janelas consegue atravessar o ambiente e sair pela outra abertura, promovendo correntes de ar.

Cores claras

As cores também podem influenciar na temperatura. Isso porque refletem a luz solar e não absorvem o calor. Portanto, prefira cores claras ou branco para pintar a casa na estação mais quente do ano.

Plantas

De fato, as plantas podem ser ótimas para sombrear e arejar o ambiente, reduzindo a incidência do sol. Além disso, ela são capazes de umedecer o ar, trazendo sensação de frescor à casa. Para isso, um jardim vertical pode ser uma ótima opção.

Brises e telas solares

Essas soluções protegem o espaço da incidência direta do sol, fazendo com que o ambiente se torne mais fresco.

Aproveite nossas dicas e curta o verão sem sufoco!