Revestimentos para banheiro - O que você precisa saber? | ArqHunter

Revestimentos para banheiro – o que você precisa saber?

Há uma gama bastante variada de revestimentos à disposição no mercado. Cada tipo de revestimento tem suas características particulares e suas texturas, a forma que são aplicados e o preços diferentes. Hoje vamos falar um pouco sobre os revestimentos para banheiro e o que você precisa saber sobre eles.

O que considerar

Ao escolher o revestimento para banheiro, é importante saber o que será mudado na reforma. No caso de novas obras, é essencial realizar um bom projeto. Estabelecer quanto se pretende gastar com eles e descobrir o que combina melhor com seu novo ambiente também é importante.

Tipos

Revestimento cerâmico

Revestimento de Cerâmica para Banheiro
Ref: Viva Decora

Mais barato e popular aqui no Brasil, as cerâmicas revestem do chão ao teto. O valor desse tipo de revestimento pode ser bem diversificado. Isso depende, principalmente, de sua qualidade.

Esse revestimento é bastante resistente. Lembre-se que, quando sua instalação for sobre áreas mais úmidas, o melhor é comprar os níveis acima do PEI 3. O PEI é o nível de resistência desses revestimentos, e vai do 1 ao 5.

Fácil de limpar graças à sua superfície lisa, ele também pode ser perigoso por ser mais escorregadio. Portanto, quando for escolher a cerâmica do piso, opte por aquelas com superfície antiderrapante. Outra boa solução é utilizar produtos que a tornem antiderrapante.

 

Revestimento em Porcelanato

Revestimento em porcelanato para Banheiro
Ref: Assim eu gosto

É uma boa alternativa aos revestimentos cerâmicos. Claro que acabam custando mais do que estes últimos, mas seu acabamento é consideravelmente mais sofisticado e resistente. Estão disponíveis no mercado versões brilhantes e foscas, para pisos externos e internos.

 

Pastilhas

Revestimento em Pastilhas para Banheiro
Ref: Bela Lopes Arquitetura

Para quem deseja um detalhe extra, as pastilhas são uma opção de revestimento muito utilizadas.
Seu valor varia conforme o material de que foi feito e também o efeito e seu acabamento. Quanto ao material, as pastilhas podem ser feitas de metal, plástico, adesivas, de cerâmica, de inox e de vidro.

Sua aplicação pode ser feita com cola, mas algumas exigem argamassa específica para essa modalidade de aplicação. Elas podem ser aplicadas sobre azulejos e demais revestimentos já instalados. Uma forma mais simples de aplicá-las é optar pelos modelos autocolantes, que são ideais para locais úmidos e molhados. Como por exemplo a área do box.

É bastante durável, com exceção das adesivas, já que elas são coladas. Estas podem durar aproximadamente 2 anos.

As vantagens desse tipo de revestimento são as várias opções de preços, indo de valores mais em conta até mais caros. Além disso, sua aplicação não produz muita sujeira. Também podem ser aplicadas sem precisar necessariamente de um profissional de construção e sua remoção é fácil de ser realizada.

 

Ladrilho Hidráulico

Revestimento com Ladrilho Hidráulico
Ref: Roohome

Opção mais descontraída, ladrilhos hidráulicos são ideais para trazer um ar retrô ao seu banheiro.

O valor desse tipo revestimento é mais elevado, já que os verdadeiros ladrilhos são importados. Além disso, em alguns casos são produzidos de forma artesanal.

Ao escolher os ladrilhos para revestir seu banheiro, deve-se tomar cuidado para que o ambiente não fique muito cheio de informações.

Uma boa pedida é aplicar ladrilhos em uma parede e combinar com outro revestimento mais neutro. Assim é possível dar destaque aos ladrilhos sem perder a harmonia.

 

Granito e Mármore

Revestimento em Mármore para banheiro
Ref: Casinha Colorida

 

 

 

Revestimento Granito para Banheiro
Ref: @donossoap01

Se você prefere um banheiro mais luxuoso e sofisticado, esse tipo de revestimento é a escolha ideal. Porém, vale lembrar que eles são mais caros, por se tratarem de pedras naturais. Especialmente quando se opta pelo mármore.

Assim, para trazer sofisticação ao banheiro sem gastar tanto, uma boa ideia é investir em detalhes com essas pedras. Pode-se optar por utilizá-las nas bancadas de pia e nichos para cosméticos..

Vale lembrar que estes são materiais porosos. Então são mais propensos a adquirir manchas com o uso de sabonetes, xampus, condicionadores e hidratantes. Também é preciso tomar cuidado, pois são superfícies extremamente lisas. Dessa forma, é essencial realizar uma impermeabilização e a limpeza precisa ser feita com produtos específicos. Assim conserva-se o brilho e retira-se as gorduras que venham a se acumular e acabar danificando o material.

E aí, agora que você conhece os principais tipos de revestimento, já sabe qual escolher para seu banheiro? Você encontra todos esses tipos de revestimento,  além de diversos outros materiais e profissionais para realizar sua obra no Arq Hunter. Acesse o site e confira!

 

ArqHunter –

Existem diversos tipos de revestimentos à disposição no mercado. Hoje vamos falar um pouco sobre os revestimentos para banheiro e o que você precisa saber sobre eles.